Sejam bem vindos ao Hotel Pais & Filhos.                                                                                                                                                                                                              Faça sua reserva pelo Whatsapp

Turistando

Conheça todos os pontos turísticos de São João del rei

Pontos Turísticos

Os pontos turísticos em São João del-Rei são monumentos cíveis simbólicos da cidade, que tem importância histórica ou cultural. São casarões, museus etc. Veja abaixo a relação de pontos com informações sobre localização e visitação.
infataria-de-montanha-são-joao-del-rei
Batalhão de Infantaria de Montanha

Criado em 2004, abrigando em seu interior documentos e fotos sobre a história do 11º Bimth. Desde sua criação até os dias de hoje.
Entrada: Não é cobrado taxa pra visitação.

Casa do Barão de São João Del-Rei

O sobrado pertenceu ao Barão de São João Del Rei. No ano de 1881 o imperador Dom Pedro II nele se hospedou, por ocasião da inauguração da Estrada de Ferro Oeste-Minas. Até alguns anos atrás, foi sede da 34ª Superintendência Regional de Ensino e no momento está sem utilização.

chafariz-colonial-são-joao-del-rei
Chafariz Colonial

O chafariz foi trazido da Europa em 1887 e erguido ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. É conhecido como chafariz colonial.

Memorial Tancredo Neves

Composto por nove salas de exposição, o memorial reconstitui a vida do ex-presidente Tancredo de Almeida Neves, desde sua infância em São João Del Rei até sua morte em 1985.

Entrada: R$: 2,00

estação-ferroviari-são-joao-del-rei
Estação e Museu Ferroviário

Inaugurado em 1981, ano do centenário da Oeste-Minas, o museu reúne equipamentos, peças mecânicas, painéis didáticos e fotografias que contam a história da ferrovia na região. O museu funciona nas dependências da Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Oeste-Minas, uma construção típica do século XIX com belíssima cobertura em ferro. Exibe, também, a primeira locomotiva com vagão de luxo utilizada para uso da administração e uma coleção de 11 locomotivas a vapor Baldwin, além de carros e vagões de carga. É um dos pontos turísticos em São João del-Rei mais famosos e mais visitados.

Museu da FEB

O Museu da Força Expedicionária Brasileira – FEB é uma mostra da participação do 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei na Segunda Guerra Mundial. Documentos, indumentárias e armas, usadas pelos soldados nos campos de batalha, registram a atuação do regimento em Montese, na Itália, entre 1944 e 1945.

museu-de-artrs-sacras-são-joao-del-rei
Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra está instalado onde funcionou a segunda Cadeia Pública da Vila de São João Del Rei. Com a transferência da cadeia em 1850, o prédio foi arrematado por particulares e, em 1983, adquirido pela Companhia de Cigarros Souza Cruz para implantação do museu. O acervo reúne peças sacras, paramentos, imagens e pratarias. São destaque a cabeça de Cristo atribuída ao Aleijadinho, a pintura “Fuga para o Egito” de Venâncio do Espírito Santo; que tem como cenário a antiga vila, e o retábulo da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, remanescente da Fazenda do Pombal.

museu-tome-portes-são-joao-del-rei
Museu Municipal Tomé Portes del-Rei

O museu foi fundado em 1959. Funciona na casa onde nasceu Bárbara Eliodora, um antigo sobrado do séc. WXVIII, desde 1970. Com peças diversas dos séculos XVIII, XIX e início do séc. XX, destacando-se o Braço da Balança de Pesagem do Quinto do Ouro.
Entrada: não tem taxa de entrada.

museu-regional-são-joao-del-rei
Museu Regional de São João Del Rei

O sobrado, que pertenceu ao Comendador João Antônio da Silva Moura(1806-1866), abriga hoje o Museu Regional de São João Del Rei e está aberto à visitação pública desde de 1963. Muitas peças dos séculos XVIII e XIX compõem o acervo como móveis, imagens e objetos industriais, teares e roca de fiar. Entre as muitas imagens, estão duas figuras de presépio e uma imagem de São Sebastião atribuídas ao Aleijadinho.

pelourinho-são-joao-del-rei
Pelourinho

Construído por Aniceto de Souza Lopes, o monumento substituiu no século XIX o primitivo pelourinho de madeira que ficava no Morro da Forca. Símbolo de autoridade da antiga vila, o pelourinho está bastante descaracterizado.

teatro-municipal-são-joao-del-rei
Teatro Municipal

O Teatro Municipal foi construído em 1893 em substituição ao cinqüentenário Teatro São-Joanense, que desabou por causa de uma reforma feita em 1889. Posteriormente, o teatro foi remodelado em 1925 e em 1970.

solar-dos-neves-são-joao-del-rei
Solar dos Neves

No Largo do Rosário, está o solar onde viveu o ex-presidente Tancredo Neves, natural de São João Del Rei. Pertence à família Neves.

Fonte: Guia del Rei